HOMENAGEM EM VIDA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR EX-PREFEITO DR. ASSIZ PINHEIRO

Publicado em: 30/11/2022 08:00

LOANDA completou 67 anos de Emancipação Política e Administrativa e como já fizemos no ano anterior, decidimos homenagear mais uma importante liderança que muito contribuiu com o desenvolvimento de nosso Município.

Agradecemos a nossa Câmara Municipal de Vereadores que em votação unânime aprovaram o Projeto de Lei Municipal nº 111/2022, onde denominamos o Parque de Exposições de Loanda de “Parque de Exposições Prefeito Dr. ASSIZ PINHEIRO”.

Vamos conhecer um pouco da história do Dr. Assiz Pinheiro.

Nascido na cidade de Luiz Gomes, no Rio Grande do Norte, em 24 de maio de 1928. Em 1951, aos 23 anos, torna-se Guarda Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Norte, Em 1952, é designado Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Norte.

Em 1955 se forma em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Em 1956 foi aprovado em concurso público da magistratura do Rio Grande do Norte, sendo nomeado como Juiz de Direito da Comarca de Augusto Severo, naquele Estado.

Deixou de assumir o cargo de Juiz de Direito, ingressando em licença-prêmio, por ter exercido o período de 10 anos de serviço público da Receita Estadual do Rio Grande do Norte, pois seu ideal era ser advogado.

Tendo conhecimento do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná e, com a grande produção de café a época, encaminhou-se para Londrina. Ali chegando, com a recomendação do prefeito de Londrina na época, Nilton Menezes, quem sugeriu instalar-se na recém-criada Comarca de Loanda, a qual achava muito promissora.

Chegando em Loanda, montou escritório de advocacia e contabilidade na Avenida Brasil, onde atualmente funciona o Supermercado Sakurada – Loja 01. Ainda em 1956, foi convidado para lecionar Latim e Português no ginásio municipal, onde hoje funciona o Colégio Estadual Afonso Camargo. Em 1957 o prefeito Ásio Montecuco pediu a contribuição do seu trabalho, tendo-o nomeado como procurador do Município.

Em 1959 concorreu pela 1ª vez a Prefeito de Loanda, sendo superado pelo Sr. Lauro de Freitas Fernandes. Casou-se em 1960 com a Sra. Maria do Socorro Nunes Pinheiro, tendo 5 filhos: Francisco Filho, Haroldo Israel, Maria Dolores, Andrea e Daniella.

Em 1963 fez concurso público para o cargo de Promotor de Justiça, dos quadros do Ministério Público do Estado do Paraná, sendo aprovado. Foi nomeado, então, Promotor Substituto da Comarca de Loanda. Ainda em 1963 foi candidato pela segunda vez a Prefeito de Loanda, sendo eleito, quando obteve 3600 votos.

De 1963 a 1968 conduziu pela primeira vez, como gestor, nosso Município, destacando-se pela resolução de um grande problema à época, falta de água, que era trazida do Rio Taquara, em cima de um caminhão, com ajuda de lonas sobre a carroceria do veículo. Nesta época, fundou a CODEL (Companhia de Desenvolvimento de Loanda), para o fornecimento de água, conseguindo com o apoio do Estado, abrir alguns poços semi artesianos e por final, entregando o problema de abastecimento a cargo da Sanepar, que até hoje o exerce. Foi em sua gestão que conseguiu que a Copel assumisse o fornecimento de energia elétrica à nossa cidade e a sua população. Loanda, foi assim, a 2ª cidade do interior do Paraná a ter energia elétrica fornecida pela Copel, pois somente havia abastecimento na cidade de Paranaguá.

Ainda no primeiro mandato, conseguiu uma verdadeira epopeia: construir em apenas 30 dias o Parque de Exposições, que foi o 2º construído em todo o Estado do Paraná. O 1º foi em Londrina, e o 3º na capital Curitiba. Dr. Assiz tem o reconhecimento da população como um gestor que sempre pensou nas obras estruturantes da nossa cidade.

Foi uma das principais lideranças a se preocupar com o grave problema de erosões que assola nosso Município, chegando a construir uma fábrica de tubos da Prefeitura nas instalações da garagem municipal, começando assim as obras de tubulação para drenagem das águas pluviais de Loanda.

Ocupou o cargo de Prefeito, nos mandatos de 1963 a 1968, de 1973 a 1976, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Em 1997, com o término de seu 4º mandato a frente do executivo municipal, retorna ao exercício da advocacia, função que exerce até os dias de hoje, no alto de seus 94 anos.

Deixamos aqui nosso agradecimento a todos os vereadores e a essa importante Liderança que muito contribuiu com nosso Município e nosso povo.

Um grande e forte abraço do Prefeito Zé Maria e Vice Dr. Antonio Gil.