NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE LOANDA

Publicado em: 10/01/2024 13:36

LOANDA EM OBRAS

NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE LOANDA

Na última sexta-feira, (05/01/2024), visitamos o Canteiro de Obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto, que está sendo instalada no "Todos os Santos", em nosso Município.

Com alegria vimos o bom andamento na execução desse projeto, afinal a melhoria no saneamento básico impacta diretamente na melhoria da saúde pública de nossos munícipes.

Essa demanda foi outro compromisso firmado em nossa campanha, pois é necessário transferir a localização da estação de tratamento do Município, devido ao crescimento de nossa cidade.

A atual instalação está numa área urbanizada, causando transtornos quanto a odores que incomodam os moradores daquela região.

Assim, com a nova estação que está sendo construída na zona rural, cerca de 3,5 km de nossa zona urbana, se resolverão todos os problemas dos moradores daquela região e atenderemos com melhor qualidade toda nossa população em virtude das atualizações e melhorias no projeto.

É um investimento de aproximadamente 22 milhões, consistindo na execução de algo embasado em estudos técnicos trazendo para nossa cidade o que há de mais avançado no tratamento de esgoto, ou seja: 01 desarenador CDFL, 02 reatores UASB, 02 tanques SBR, 01 abrigo com quadro de comando e 02 sopradores, 12 leitos de secagem, 01 elevatória, 01 pátio de cura e 01 laboratório/depósito.

Essa nova estação de tratamento trabalha no sistema de batelada e aerado, com a capacidade de de tratar 40 litros de esgoto por segundo, gerando lodo ativado eliminando odores desagradáveis.

As perspectivas são as melhores possíveis e ainda este ano esperamos ter mais uma grande obra concluída em nossa gestão.

Me acompanharam nessa visita o meu amigo Peterson D'Paula, apoio Executivo da Sanepar e um dos responsáveis por acompanhar as obras da Gerência Regional de Paranavaí, trazendo os detalhes do passo a passo do processo e o Engenheiro Civil Luciano, representante da empreiteira NWM responsável pela execução dessa grande obra.

Agradecemos ao nosso Governador Ratinho Junior e aos nossos Deputados Romanelli e Toninho Wandscher por sempre defenderem as demandas da nossa querida Loanda.